dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     11/05/2024            
 
 
    

1 - Intercalar espécies: para melhorar o uso do solo é interessante misturar, no mesmo canteiro, espécies com características diferentes, como plantas que produzem frutos com plantas que produzem folhas, ou plantas que produzem flores com plantas que produzem raiz.

2 - Usar plantas companheiras: certas plantas gostam da companhia de outras, ajudando-se mutuamente através de reações bioquímicas. Alguns exemplos de grupos de plantas que são companheiras:

Tomate, pimentão ou berinjela + alface ou chicória;
Abóbora, pepino, chuchu ou melão + feijão ou ervilha + milho
Alface ou chicória + cenoura ou rabanete
Berinjela + feijão
Beterraba + couve ou salsão
Cenoura + alface ou tomate
Repolho, brócolis, couve-flor ou repolho + cenoura, beterraba, feijão

3 - Fazer rotação de culturas: é muito importante fazer a rotação nos canteiros, ou seja, evitar o cultivo da mesma planta (ou de plantas da mesma família) sempre no mesmo canteiro. Assim, após o tomateiro não plante pimentão ou berinjela, pois são plantas da mesma família e que são sensíveis às mesmas doenças. Mas pode-se plantar alface ou cenoura ou repolho.

4 - Controlar formigas e lesmas: pode-se evitar que as formigas se aproximem da horta plantando ao redor dos canteiros hortelã, gergelim ou simplesmente espalhando carvão moído, farinha de ossos ou mesmo casca de ovo moído pelas áreas mais atacadas. Para se livrar das lesmas, a forma mais simples é atraí-las com um pano de estopa embebido em água e leite, colocado à noite ao redor das plantas atacadas. Na manhã seguinte as lesmas podem ser recolhidas sob o pano e eliminadas.

5 - Manter a vegetação espontânea: as plantas chamadas de inços, invasoras ou daninhas são geralmente abrigo para uma série de pequenos insetos e aranhas que são inimigos naturais de diversas pragas. Portanto, quanto mais “limpa” for a horta, maior a chance dela ser atacada por algum inseto.

6 - Usar plantas repelentes: algumas plantas produzem substâncias químicas que repelem os insetos que se alimentam dos cultivos. Assim, plantas como cravo-de-defunto, crisântemo, arruda, alho, entre outras, podem ser cultivadas próximas da horta como forma de prevenção.

7 - Usar resíduos orgânicos: grande parte dos resíduos domésticos pode ser utilizada para enriquecer o solo: cinza de fogão à lenha é rica em potássio e casca de ovo em cálcio. Estercos de animais e resíduos de corte de grama e mesmo da horta podem ser usados para fazer adubo através da compostagem ou da minhocultura.

8 - Observar as minhocas: as minhocas, além de fazerem húmus, são ótimas indicadoras da qualidade do solo. Quando falta matéria orgânica ou os canteiros ficam muito secos ou encharcados elas costumam fugir do local indicando que alguma coisa não está boa.

9 - Ter cuidado nas aplicações de produtos: mesmo sendo naturais, os produtos usados para o controle de pragas e doenças na agricultura de base ecológica também podem ser tóxicos e causar alergias e irritações aos humanos. Previna-se usando sempre os equipamentos de proteção individual, como botas, luvas e óculos.

10 - Adaptar idéias: cada horta é um local único, com suas características próprias de solo, clima e biodiversidade. O que dá certo em um local pode não dar em outro, por uma série de motivos muitas vezes imperceptíveis. Visite outras hortas ecológicas e troque experiências com os produtores. Mas lembre-se: o importante não é copiar idéias prontas, mas sim adaptar boas idéias à sua realidade.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Junior
09/08/2010 12:20:22
Obrigado por partilhar essas informacoes.....

sergio natalino tadeu fransozo
25/10/2014 15:49:06
olá boa tarde estou pensando em montar uma horta com alguns caletões que eu retirei de minha garagem ,gostaria de saber se a possibilidade de dar certo .

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários
Abóbora verde e amarela
Variedade com as cores da Seleção brasileira tem ótima produtividade e pode ser plantada em várias regiões do País
Fundação MS promove evento com 75 híbridos de milho safrinha
Produtores poderão conhecer especificidades de cada semente para escolher a cultivar mais adequada
Alternativa limpa para combater doenças do tomateiro
A enxertia é fundamental para os produtores da região amazônica
Pacote tecnológico para o cultivo de oliveiras em São Paulo
Projeto Oliva São Paulo prevê zoneamento agroclimático, novas técnicas de manejo e melhoramento genético para a cultura
Clima chuvoso e quente favorece surgimento de Greening nos pomares paulistas
Após detectada a doença, seja por meio de armadilhas adesivas amarelas e verdes, ou pela observação dos brotos novos, a planta afetada deverá ser eliminada da plantação.
Os avanços da pecuária de corte
A pecuária de corte ainda tem muito espaço para agregar em produtividade. Por isso, é possível afirmar que a produção de carne bovina no Brasil pode crescer muito mais.
Recuperação Ambiental nas propriedades com agroindústria familiar
O modelo convencional de agricultura já mostrou ser insustentável para o meio ambiente.
Microbiologia e qualidade do solo em sistemas de cultivo orgânico
A definição de qualidade de solo refere-se à sua capacidade de manter a produtividade, a qualidade ambiental e promover a saúde das plantas e dos animais.
10 dicas para montar hortas ecológicas
É muito importante fazer a rotação nos canteiros, ou seja, evitar o cultivo da mesma planta (ou de plantas da mesma família) sempre no mesmo canteiro
Mudanças climáticas: inferências para a cultura do trigo no Brasil
Num cenário de mudança climática, o aumento na frequência de extremos climáticos poderá resultar na possibilidade de redução da área hoje apta para cultivo do trigo no Brasil
Terraceamento e Plantio Direto são armas eficientes contra erosão hídrica
Embrapa Meio Norte observa alternativas economicamente viáveis para reverter a degradação do solo
Embrapa estuda genes do feijão de tolerância à seca
Para criar variedades resistentes, diversas pesquisas irão identificar genes de tolerância e desenvolver novas linhagens
Antracnose é a principal doença da abóbora em Sergipe
Rotação de culturas, sementes sadias e aplicações de fungicidas são as formas de combater a doença
Praga exótica da oliveira: primeiro relato no Brasil não oferece grandes perigos à cultura
Ácaro responsável por deformações e contaminações em plantios europeus, argentinos e uruguaios não causou danos visíveis no Paí­s

Conteúdos Relacionados à: BRASIL
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada